Cursos grátis Boas práticas nos serviços de alimentação

Curso grátis oferecido pelo sebrae com objetivo capacitar gestores e proprietários de bares e restaurantes na aplicação das boas práticas.
Bookmark and Share

Conteúdo do curso Boas práticas nos serviços de alimentação

acessar o Cursos grátis Boas práticas nos serviços de alimentação
Unidade 1 - Introdução
Estrutura do curso
Estrutura
Tópico 1 - Higiene, alimentação e boas práticas
Tópico 2 - Surtos e doenças transmitidas por alimentos
Tópico 3 - Manual de boas práticas
Resumo
Exercícios de fixação
Mensagem final
Unidade 2 - Alimentos seguros
Estrutura
Introdução
Tópico 1 - O que são alimentos seguros?
Tópico 2 - Perigos nos alimentos
Tópico 3 - Boas práticas nos processos desde a compra até a distribuição dos alimentos
Tópico 4 - Sobras
Tópico 5 - Transporte
Tópico 6 - Garantia da qualidade do alimento pronto
Resumo
Exercícios de fixação
Mensagem final
Unidade 3 - Ambientes seguros
Estrutura da unidade 3
Introdução
Tópico 1 - Localização do estabelecimento
Tópico 2 - Desenho ou fluxo de operação
Tópico 3 - Referenciais para uma instalação adequada às boas práticas
Tópico 4 - Controle integrado de pragas
Tópico 5 - Abastecimento de água
Tópico 6 - Manejo de resíduos
Tópico 7 - Higienização de instalações, equipamentos e móveis
Resumo
Exercícios de fixação
Mensagem final
Unidade 4 - Profissionais da alimentação
Estrutura da unidade 4
Introdução
Tópico 1 - Higiene pessoal
Tópico 2 - Normas de conduta para profissionais da alimentação
Tópico 3 - Controle de saúde
Tópico 4 - Capacitação da equipe em higiene e saúde pessoal
Tópico 5 - Visitantes
Resumo
Exercícios de fixação
Mensagem final
Unidade 5 - Documentação das boas práticas
Estrutura da unidade 5
Introdução
Tópico 1 - Documentos e registros utilizados nas boas práticas
Resumo
Exercícios de fixação
Mensagem final

Público-alvo

Este curso foi desenvolvido para atender proprietários e gestores de bares e restaurantes com nível médio que atuem no ramo alimentício, com vistas à orientação e capacitação de seus profissionais quanto aos procedimentos de higienização, ao manuseio de alimentos e aos documentos legais que assistem a essa prática.

Objetivos

O curso “Boas Práticas nos Serviços de Alimentação: Gestão da Segurança” visa capacitar gestores e proprietários de bares e restaurantes na aplicação das boas práticas nos processos de manipulação e produção de alimentos seguros. Na compreensão dos benefícios e das vantagens da implantação de processos de manipulação e produção de alimentos seguros; Na especificação da função dos colaboradores internos na aplicação das boas práticas nos procedimentos operacionais; Na identificação da legislação pertinente ao setor e as novas exigências legais, bem como suas aplicações; Na operação de medidas preventivas e de controle para os perigos encontrados nos alimentos; No desenvolvimento de atitudes coerentes diante de ocorrências relacionadas com a saúde.

Conteúdo Programático

Esse curso possui cinco temas centrais, que deverão ser cursados sequencialmente. Os temas centrais do curso são: Cápsula 1: Introdução ao Estudo de Boas Práticas nos Serviços de Alimentação; Cápsula 2: Alimentos Seguros; Cápsula 3: Ambientes Seguros; Cápsula 4: Profissionais da Alimentação; Cápsula 5: Documentação das Boas Práticas.

Carga horária

Este curso tem carga horária equivalente a 40 horas, distribuídas em atividades como leitura, pesquisas, discussões, resolução de problemas, estudos de caso, etc. Nesse período, o participante determina seu ritmo de estudo, sendo recomendável dedicar, em média 1 hora por dia. O tempo de disponibilização do curso on-Line para o participante é de 60 dias.

Requisitos

São necessários os seguintes requisitos de software e hardware: Sistema Operacional: Windows 98, ME, NT 4.0, 2000, XP, 2003 / Linux com kernel 2.6 ou superior. Web Browser: Internet Explorer 6.0 ou superior / Mozilla Firefox 1.5 ou superior. Com suporte para o plugin Macromedia Flash 10. Processador: 1,5 MHz ou superior. Memória RAM: 256 MB ou superior. Resolução de vídeo: 800x600 pixel, cor de 24-bits. Conexão a internet: 56 Kbps (recomendado 128 Kbps). Espaço disponível em HD: 10 MB.

Inscrições

O curso é gratuito. O interessado deverá ter acesso regular à internet e acessar o site http://www.ead.sebrae.com.br para fazer a matrícula. Além de um e-mail de confirmação da matrícula, o aluno receberá um aviso quando o curso for iniciado. Para quem já possui cadastro, basta entrar com login e senha e escolher o curso. Quem ainda não possui cadastro, deve acessar ’Cadastre-se’ e seguir as instruções. No decorrer do curso, você contará com o apoio e a orientação de um tutor experiente no assunto, que fará o acompanhamento de cada aluno, além de sanar dúvidas e estimular a discussão de temas importantes para o empreendedor. Durante o curso, o aluno também terá a oportunidade de interagir com outros participantes. Leia, ainda, as notícias da página, pois sempre há novas informações interessantes.
acessar o Cursos grátis Boas práticas nos serviços de alimentação

Instituição

Palavras-chave

Palavras-chave associadas ao curso grátis Boas práticas nos serviços de alimentação:

Categorias

Categorias do curso gratuito Boas práticas nos serviços de alimentação:

Comentários sobre esse curso